Psiquiatria e Psicogeriatria
Por Dr. Edir Corrêa de Araújo Filho

Psiquiatria e Psicogeriatria

O trabalho do psiquiatra, consiste em abordar as patologias relacionadas ao psiquismo. Situação como depressão, transtornos da ansiedade, quadros de rompimento com a realidade que chamamos tecnicamente de psicose. Muitas outras situações como transtornos da personalidade, condição esta que inflige grande sofrimento ao paciente e aos que o rodeia, se beneficiam do trabalho do psiquiatra.
Em alguns casos é necessário o uso de medições que auxiliam na melhora dos sintomas e reabilitando o indivíduo a retomar sua vida. Muitas das medicações usadas na psiquiatria, não acusam dependência como pensa a maior parte das pessoas, o que facilita a adesão.
O estigma da doença psiquiátrica é o grande dificultador no seu tratamento, pois faz com que as pessoas demorem muito ou sequer busquem ajuda.
A psiquiatria também é uma área muito versátil da medicina. Após a graduação como médico, o profissional faz a sua especialidade em psiquiatria e fica habilitado para poder cursar outras sub especialidades da psiquiatria. As mais conhecidas são: Psiquiatria infantil e a Psicogeriatria. Esta última se dedica ao cuidado dos idosos que apesentam patologias psiquiátricas. Muito importante contar com um profissional habilitado para este cuidado, pois a população idosa, assim como as crianças, tem particularidades importantes, estas que somente alguém treinado para esta situação tem adequado manejo a todas estas demandas deste momento da vida.

Dr. Edir Corrêa de Araújo Filho - Médico psiquiatra, especialista em psiquiatria geriátrica.